Compreender a Calvície

Diariamente, cada pessoa perde entre 50 a 100 fios de cabelo. Trata-se de uma quantidade insignificante, quando comparada com os cerca de 100 mil cabelos existentes no couro cabeludo. Mas se começa a haver uma grande quantidade de cabelo na almofada ou na escova, podemos estar perante o primeiro sinal de calvície.

A calvície afeta tanto homens como mulheres, embora os indivíduos do sexo masculino sejam mais propensos. Escalas cientificamente validadas ajudam a determinar o nível de calvície, em ambos os sexos.

A Escala de Norwood-Hamilton – classifica as etapas da alopécia androgénica masculina em sete níveis.

A Escala de Ludwig – classifica a Alopécia feminina em três etapas.

Ambas as escalas não são exclusivas para cada género, podendo homens e mulheres apresentar alopécias que se revejam nas duas escalas.

A calvície pode ter diferentes causas:

Algumas formas de calvície são reversíveis. Quando a calvície não é reversível de forma natural, o Transplante capilar é a solução para muitos casos.

Calvície masculina

Mais de 95% dos casos de enfraquecimento e queda de cabelo nos homens devem-se à Alopecia Androgénica, também conhecida por calvície genética masculina.

Esta condição hereditária surge quando as Unidades Foliculares no topo e na região frontal da cabeça se revelam sensíveis à dihidrotestosterona (DHT).

A DHT é o andrógeno mais potente nos homens e nas mulheres. Com o avançar da idade, o cabelo fica mais fino, deteriora-se e, em muitos casos, as unidades foliculares ficam mesmo inativas.

As unidades foliculares que são insensíveis à DHT situam-se nas zonas laterais e na nuca. É nesta zona que o ARTAS® procura as Unidades Foliculares de melhor qualidade, que são posteriormente transplantados para a zona calva.

85%dos homens perdem cabelo

Fonte: http://www.americanhairloss.org/men_hair_loss/introduction.asp

Impacto psicológico

A calvície pode ter um efeito psicológico muito negativo, ao afetar a autoestima e a confiança em si próprio. Em alguns casos pode ainda potenciar o desenvolvimento de depressão ou outras perturbações do foro psicológico.

As consequências para a qualidade de vida são, nestes casos, inevitáveis e podem tornar-se graves, uma vez que podem afetar negativamente a vida conjugal, familiar, social e até profissional.

Nas pessoas cuja profissão exige o contacto com o público ou exposição mediática a perda acentuada e definitiva de cabelo tem um impacto mais evidente.

Impacto físico

O cabelo é uma proteção natural do couro cabeludo à ação nefasta dos raios ultravioleta.

Um couro cabeludo calvo está mais exposto a esta ação e, deste modo, mais suscetível ao desenvolvimento de carcinoma maligno do couro cabeludo.

Assim, o Transplante capilar é também um tratamento reconstrutivo preventivo deste tipo de doenças.

Perguntas Frequentes

O Transplante capilar auxiliado pelo ARTAS® é uma intervenção minimamente invasiva, que tem a vantagem de utilizar imagens tridimensionais e um braço robotizado para conseguir identificar e extrair as Unidades Foliculares capilares de maior qualidade. Com o ARTAS®, a intervenção é menos morosa e a recuperação do paciente mais rápida. Devido à precisão conseguida pelo robot, todo o cabelo fica com aspeto mais natural.

Sim. O ARTAS® extrai as Unidades Foliculares capilares de melhor qualidade da nuca do paciente (que está em crescimento constante). Posteriormente, estes são implantados, por um especialista, nas áreas calvas. Como estas unidades foliculares não foram sujeitas às condições que originaram a calvície, irão manter-se saudáveis e ativos durante toda a vida.

Não. O Transplante capilar com o ARTAS® é realizado num gabinete médico e requer apenas anestesia local. Após a administração da anestesia, o paciente não sentirá dor. Alguns pacientes relatam desconforto ligeiro após a intervenção, que desaparece ao fim de 1 a 3 dias.

O Transplante capilar com o ARTAS® é menos moroso do que o Transplante capilar com método FUE (Folicular Unit Extration) tradicional (manual). Pode demorar entre 4 a 8 horas, dependendo do estado de calvície e volume de unidades foliculares a transplantar. Durante toda a intervenção, o paciente estará confortavelmente instalado e a equipa médica assegurará o seu bem-estar.

Ao contrário de outras técnicas, que retiram uma larga faixa de cabelo da zona dadora, no Transplante capilar com o ARTAS® a extração é feita unidade folicular a unidade folicular. A área dadora fica, assim, com um número muito reduzido de cicatrizes, praticamente indetetáveis. O paciente pode usar o cabelo curto e com o penteado que mais lhe agrada, pois não tem necessidade de cobrir a área dadora.

O tempo de recuperação após um Transplante capilar com ARTAS® é menor do que o da maioria das intervenções cirúrgicas reconstrutivas. Como não são feitos quaisquer cortes nem utilizados pontos, a recuperação é rápida e o paciente pode regressar às suas atividades habituais ao fim de 4 a 5 dias.

O cabelo transplantado cresce naturalmente, por fases. Os novos cabelos começam a notar-se 3 meses após o Transplante e continuarão a surgir e a crescer ao longo dos 9 meses seguintes. Cerca de 6 meses após a intervenção, o paciente começa a notar uma melhoria significativa e ao fim de um ano verá o resultado completo.

O Transplante capilar com o ARTAS® deixa o cabelo com um aspeto mais natural do que as restantes técnicas em uso, devido à precisão conseguida pelo robot. O paciente poderá usar o cabelo no comprimento e com o corte que desejar.

A área dadora é a parte do couro cabeludo (por norma as zonas laterais e nuca) onde o robot vai identificar e extrair as Unidades Foliculares capilares de melhor qualidade para Transplante. O robot ARTAS® permite manter a aparência natural na área dadora, pois, ao contrário dos métodos tradicionais de Transplante capilar, não deixa cicatrizes.

A área recetora é a parte calva do couro cabeludo, onde se irão implantar as Unidades Foliculares capilares. A maior parte dos pacientes que fazem um Transplante capilar pretende melhorar a linha de cabelo e acrescentar mais cabelo às áreas calvas. O especialista irá elaborar um desenho da área recetora, de acordo com as expetativas do paciente e os traços do rosto.

É recomendado que o paciente efetue um corte de cabelo na véspera da intervenção. Aparar o cabelo na área dadora permite ao robot ARTAS® melhor visibilidade e maior precisão na extração de cada Unidade Folicular.