Perguntas Frequentes

Como funciona o transplante capilar com o ARTAS®?

O transplante capilar auxiliado pelo ARTAS® é uma intervenção minimamente invasiva, que tem a vantagem de utilizar imagens tridimensionais e um braço robotizado para conseguir identificar e extrair os folículos capilares de maior qualidade. Com o ARTAS®, a intervenção é menos morosa e a recuperação do paciente mais rápida. Devido à precisão conseguida pelo robot, todo o cabelo fica com aspeto mais natural.

O resultado do transplante capilar com o ARTAS® é definitivo?

Sim. O ARTAS® extrai os folículos capilares de melhor qualidade da nuca do paciente (que está em crescimento constante). Posteriormente, estes são implantados, por um especialista, nas áreas calvas. Como estes folículos não foram sujeitos às condições que originaram a calvície, irão manter-se saudáveis e ativos durante toda a vida.

O procedimento é doloroso?

Não. O transplante capilar com o ARTAS® é realizado num gabinete médico e requer apenas anestesia local. Após a administração da anestesia, o paciente não sentirá dor. Alguns pacientes relatam desconforto ligeiro após a intervenção, que desaparece ao fim de 1 a 3 dias.

Quanto tempo demora a intervenção com o ARTAS®?

O transplante capilar com o ARTAS® é menos moroso do que o transplante capilar com método FUE (Folicular Unit Extration) tradicional (manual). Pode demorar entre 4 a 8 horas, dependendo do estado de calvície e volume de folículos a transplantar. Durante toda a intervenção, o paciente estará confortavelmente instalado e a equipa médica assegurará o seu bem-estar.

Fico com cicatriz na área dadora?

Ao contrário de outras técnicas, que retiram uma larga faixa de cabelo da zona dadora, no transplante capilar com o ARTAS® a extração é feita folículo a folículo. A área dadora fica, assim, com um número muito reduzido de cicatrizes, praticamente indetetáveis. O paciente pode usar o cabelo curto e com o penteado que mais lhe agrada, pois não tem necessidade de cobrir a área dadora.

Qual o tempo de recuperação?

O tempo de recuperação após um transplante capilar com ARTAS® é menor do que o da maioria das intervenções cirúrgicas reconstrutivas. Como não são feitos quaisquer cortes nem utilizados pontos, a recuperação é rápida e o paciente pode regressar às suas atividades habituais ao fim de 1 a 2 dias.

Quando é que o novo cabelo começa a crescer?

O cabelo transplantado cresce naturalmente, por fases. Os novos cabelos começam a notar-se 3 meses após o transplante e continuarão a surgir e a crescer ao longo dos 9 meses seguintes. Cerca de 6 meses após a intervenção, o paciente começa a notar uma melhoria significativa e ao fim de um ano verá o resultado completo.

Qual vai ser o aspeto do cabelo após o transplante capilar com o ARTAS®?

O transplante capilar com o ARTAS® deixa o cabelo com um aspeto mais natural do que as restantes técnicas em uso, devido à precisão conseguida pelo robot. O paciente poderá usar o cabelo no comprimento e com o corte que desejar.

As pessoas vão perceber que fiz um transplante capilar?

Com o ARTAS® as cicatrizes são mínimas e praticamente indetetáveis. O cabelo novo vai crescer gradualmente, pelo que haverá poucas possibilidades de outras pessoas perceberem que fez um transplante capilar.

O que é a área dadora?

A área dadora é a parte do couro cabeludo (por norma as zonas laterais e nuca) onde o robot vai identificar e extrair os folículos capilares de melhor qualidade para transplante. O robot ARTAS® permite manter a aparência natural na área dadora, pois, ao contrário dos métodos tradicionais de transplante capilar, não deixa cicatrizes.

O que é a área recetora?

A área recetora é a parte calva do couro cabeludo, onde se irão implantar os folículos capilares. A maior parte dos pacientes que fazem um transplante capilar pretende melhorar a linha de cabelo e acrescentar mais cabelo às áreas calvas. O especialista irá elaborar um desenho da área recetora, de acordo com as expetativas do paciente e os traços do rosto.

Devo cortar o cabelo antes do transplante?

É recomendado que o paciente efetue um corte de cabelo na véspera da intervenção. Aparar o cabelo na área dadora permite ao robot ARTAS® melhor visibilidade e maior precisão na extração de cada folículo.